NOMEADOS

Vieira Matias

Amado da Silva

Licínio Moreira da Silva

Luís Amado

Pedro Matos

Vítor Crespo

D. António Pinheiro

Segunda-feira, 10 de Novembro de 2008
Vieira Matias

Almirante Vieira Matias Nasceu em 1939

 
          O Almirante Nuno Gonçalo Vieira da Silva, natural de Porto de Mós e filho do jornalista João Matias, teve o primeiro contacto com o mar em Portimão, onde começou a aprender a velejar aos 12 anos. Ingressou, em 1958, na Escola Naval onde deu inicio a uma fulgurante carreira na Marinha de Guerra. Desempenhou diversas funções de comando, em terra e no mar, actividades didáticas, de estado-maior e outras, como o exercício do cargo de capitão dos portos de Portimão e Lagos. Frequentou, em países da NATO, uma dezena de cursos, o último dos quais, 1988/89, no Naval War College, EUA. No posto de almirante, foi Subchefe do Estado-Maior da Armada, Superintendente dos Serviços do Material, Comandante Naval e Commander-in-Chief Iberian Atlantic Area.
          Entre 1997 e 2002 desempenhou o cargo de Chefe do Estado-Maior da Armada.
          Terminado o serviço no activo, tem-se dedicado a actividades de cidadania que visam a ligação de Portugal ao mar, como a Comissão Estratégica dos Oceanos. É professor convidado da Universidade Católica Portuguesa, Vogal do Conselho das Ordens Honoríficas e do Conselho Supremo da Liga dos Combatentes, membro do European Security Research Advisory Board da UE . É um dos mais recentes membros da Academia das Ciências de Lisboa.
          O seu curriculum magnífico ao serviço do país assim como a sua notável dedicação a actividades de cidadania ligadas ao mar, fazem do Almirante Vieira Matias uma referência para os portugueses e um motivo de exaltação para todos os portomosenses.
publicado por Joga às 00:36
link do post | ACRESCENTAR DADOS BIOGRÁFICOS | favorito
|
UMA INICIATIVA
PARTICIPE

Quem é, para si, o maior portomosense de sempre?

CONTRIBUTOS

(ordem alfabética)

- Ana Narciso
- João Neto
- José Carlos

 

VISITAS
 Cingular Phones   
subscrever feeds