Nasceu em 1953
Luís Filipe Marques Amado é Ministro dos Negócios Estrangeiros da República Portuguesa. Talvez inspirado pelo pai Fernando, que era conhecido como “o Político”, Luís Filipe cedo revelou qualidades oratórias e sobretudo comprometimento cívico. O pós 25 de Abril de 1974 foi a sua circunstância. Militante socialista, teve o seu período de consolidação política como deputado na Assembleia Legislativa da região autónoma da Madeira, facto pelo qual, ainda hoje, é conhecido como madeirense.
Este ex-consultor e economista de formação, foi também deputado à Assembleia da República e Auditor do Tribunal de Contas.
Político de carreira, desempenhou no Partido Socialista as funções de Secretário Nacional para as Relações Internacionais e foi chamado, por diversas vezes, a colaborar nos Governos de Portugal quer como Secretário de Estado quer como Ministro nas áreas em que é reconhecida a sua competência: Defesa e Negócios Estrangeiros.
Ao serviço do nosso país, este grande portomosense colecciona méritos e condecorações dos Governos de Espanha, França, Bélgica, Grécia, Argentina, Benin, Togo e Gabão.
Saber mais... mais... e mais.
Quem é, para si, o maior portomosense de sempre?
(ordem alfabética)
- Ana Narciso
- João Neto
- José Carlos